Marcadores: , , ,

Resumo da 5ª Reunião do Legislativo de 2014

Aconteceu ontem dia 06 de Março na 5ª Reunião Legislativa do ano de 2014.
Vários Requerimentos e Indicações foram debatidas aqui farei um pequeno resumo de como foi a reunião que teve a ausência do VEREADOR RICARDO MENDONÇA que justificou sua falta ao colegas devido a um acidente de carro quando voltava de viagem, que segundo comunicado ele teve apenas danos materiais e o resto estava bem.


A reunião prevista para começar as 19:00hs teve um certo atraso devido a uma reunião com o Prefeito em Sala Fechada com os Vereadores.
O PROJETO DE LEI 018/2014 – Que concede a revisão geral de remuneração dos servidores públicos municipais, concede aumento real aos profissionais do magistério para adequação da variação do piso do magistério.
Esse foi o motivo do maior debate entre os legisladores e que chamou maior atenção do público ali presente uma vez que a maioria era formada por funcionários públicos ansioso com a aprovação do reajuste salarial, porém o Sindicato quer que o reajuste chegue ao piso que é de 6,78% para todos enquanto o executivo se dispõe a dar um reajuste de apenas 5,91%.
Mas os vereadores se opuseram a proposta uma vez que ano passado eles ficaram mal devido à não  aprovação do pedido de reajuste salarial, que chegou a ser combinado em acordo com o Prefeito que após ter o reajuste do Plantão dos Médicos aprovado recuou com a proposta e concedeu um reajuste menor mas por classes (VEJA MAIS AQUI), deixando assim alguns servidores fora do reajuste real previsto em lei.
Porém como diz o ditado é errando que se aprende o LEGISLATIVO travou a votação do PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR 01/2014 de autoria do EXECUTIVO que cria 22 novos cargos de função gratificada de ASSESSOR EXECUTIVO, segundo os vereadores eles não vão aprovar tal PROJETO uma vez que o executivo alega não conseguir pagar o reajuste não se pode também contra novos “ASSESSORES” ficando com isso como peça de barganha, dessa forma o PROJETO DE LEI 018/2014 foi retirado para uma nova negociação a pedido do VEREADOR DUDU do SESP.
Os VEREADORES falaram que espera uma resposta positiva do PREFEITO.
O VEREADOR PAULINHO TREVO II disse que o PREFEITO tem que pensar direito pois na reunião chegou a falar que esse REAJUSTE  beneficiaria apenas uma minoria da população que é formada pelos servidores.
OS VEREADORES afirmaram que não vão votar o PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR 001/2014 travando assim todos os outros Projetos De Lei Complementar que possa a vim a casa enquanto não tiver uma posição favorável aos servidores do município.

O REQUERIMENTO 012/2014 – Que pede ao Executivo que informe ao legislativo por qual motivo os servidores do processo seletivo  não estão recebendo o 13º Salário como também o direito de férias e remunerações de 1/3 de autoria do VEREADOR GILBERTO LEREIA que lembrou que desde o ano passado vem lutando e pedindo isso e não obteve resposta mas que agora em conversa com o Secretário da Educação disse que logo mais o os funcionários da Educação do Processo Seletivo vão estar recebendo esses devidos benefícios, o vereador chegou a relembrar que isso é lei e que está apenas pedindo que seja cumprida.
O VEREADOR PAULINHO TREVO II falou que achava difícil isso acontecer uma vez que já estavam saindo de uma discussão pedindo que outros pagamentos de funcionários sejam cumpridos e que se isso acontecer ele mesmo compra a caixa de foguetes para soltar e comemorar junto aos funcionários do processo seletivo.

O Presidente da Associação de Deficientes de João Pinheiro fez uso da palavra e destacou que a associação  hoje já possui 500 membros porém o município tem cerca de 4000 deficientes, entre mental, auditivo, visão e outros.
Lembrou que o deficiente não é respeitado dentro do município que exemplo e a falta de estacionamento para deficientes no centro da cidade, e pediu para que os vereadores fiscalizem com mais ação essas leis e que faça ser cumpridas.

O Presidente da A.S.C.O.L. Associação do Moradores de Luzilândia do Oeste Sr. Rondinele Também fez uso da palavra e pediu para que os vereadores realizem uma REUNIÃO ORDINÁRIA  e uma reunião com os moradores de Luzilândia “J.K.” para ouvir os clamores da população, uma vez que já se passou 14 meses da nova gestão e apesar da criação da Subprefeitura no distrito não tem feito muita coisa lá, segundo ele a relatos da sub prefeitura não conseguir se comunicar com algumas secretarias do município para a realização do serviço.
Os vereadores se dispuseram a tentar agendar uma reunião lá e averiguar como estão as coisas no distrito, Rondinele pediu para que se possível em um sábado para que os populares possam participar.

O Sr. Niltinho das Calhas fez uso da palavra e como deficiente físico cadeirante também cobrou mais atenção para os mesmo, disse que a 46 anos não ia até a câmara e que agora com a implantação do elevador agora conseguia estar lá, mas que ainda não era hora de agradecer tanto ao LEGISLATIVO quanto ao EXECUTIVO uma vez que tem muito mais coisa para ser feita em relação aos deficientes dentro do município.

Um pequeno debate se iniciou na INDICAÇÃO 070/2014 do VEREADOR ELI VAZ que solicita que monitores sejam colocados nos ônibus que transportam alunos para poder acompanhar e cuidar da segurança dos estudantes.
O VEREADOR GILBERTO LEREIA falou que é bom projeto porém um sonho que pode não ser vim a acontecer tão logo uma vez que o município tem varias linhas e que necessitariam contratar varias pessoas e segundo as suas contas com salários básicos geraria uma despesa de mais de R$ 1.000.000,00 aos cofres do município.
O VEREADOR LUIZ DA FARMÁCIA falou que talvez poderia pensar em buscar esses monitores d e forma voluntaria e talvez seria uma solução.
O VEREADOR ELI VAZ disse que colocar valor financeiro em uma vida não tem como se medir e que não iria desistir de tentar que isso venha a ser aplicado no município e quem sabe até virar lei.

As INDICAÇÕES 082 e 084/2014 de Autoria do VEREADOR NETINHO do P.A. que pede que seja revitalizado a Praça próximo a escola Capitão Speridião uma vez que aquela é a uma das primeiras praças do município e que ela estava sem receber a devida atenção e que com a construção imensa próximo à praça ela está sofrendo danos que o mesmo chegou a ver matérias de construção ser descarregado na própria praça, também lembrou que a escola acaba de receber uma bela reforma e não está recebendo o contraste merecido devido a precariedade da praça.
Também pediu que  junto aos órgãos competentes todos as sinalizações do município sejam providenciada nos bairros como faixa de pedestre e paradas obrigatórias.
Já nas considerações finais o VEREADOR PAULINHO TREVO II parabenizou o PREFEITO pelo inicio das obras que disse que 4 Qubra-Molas já foram feitos na COHAB e que o que mais chamou a atenção foi uma equipe da  prefeitura já na construção de meio fios nas calçadas porém se iniciou na de frente a casa do Chefe de Manutenção da Secretaria de Obras na Rua Capitão Speridião no Bairro Papagaio, que chegou a fotografar e que espera que a ação se estenda por todo município uma vez que a falta de meio fio está acabando com o asfalto em vários pontos da cidade.
No fim da reunião pedi as fotos ao vereador que concedeu com exclusividade para o blog onde você pode conferir abaixo a equipe e o carro da Sec. No local, ele reforço que espera que a ação seja feita em todo o município e não favorecendo apenas alguns ligados a administração.








Também nas considerações finais O VEREADOR LUIZ DA FARMÁCIA falou sobre não estar mais servindo refeição para os acompanhantes das pessoas que se internam no P.A. mas que esta sendo aceita a entrada de comida para dentro das dependências do hospital e que isso pode ser prejudicial tanto para o enfermo como para quem acompanha pois esse ato é passivo de contaminação, e pediu para que seja revista pelo EXECUTIVO que cortou também até o leite de dentro do hospital.

Uma outra coisa me chama a tenção e vou repetir.
O Vereador VICENTE BUTINÃO retirou sua indicação e foi embora antes de encerrar a reunião, fato esse que não é incomum e já se tornou rotineiro, que as vezes chega a causar incomodo até mesmo aos outros colegas do legislativo, pois o vereador sempre se ausenta antes do fim da reunião.
Fica uma pergunta:
Porque será que o mesmo não acompanha a reunião ou defende seus interesses na integra?
Será a falta de adicional noturno?



Uma Vez Que Queriam Até Reembolso Pelo Combustível Para Estarem Presentes Na Reunião.



0 comentários:

Postar um comentário

 
João Pinheiro Eu Curto, Eu Cuido. © 2012 | Criação S.R. Dam